Estimulação da Consciência Fonológica
- Patrícia Munhoz Psicopedagoga
- 21 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Para Rosa (2009), as dificuldades de aprendizagem não são típicas das crianças, embora seja nesse período que, quando aparecem, são mais preocupantes. Quando a criança tem dificuldade para aprender, o prejuízo escolar fica evidenciado. A dificuldade para aprender pode ser resultante dentre várias coisas, da imaturidade da capacidade articular o pensamento.
Durante o trabalho com crianças em fase pré-escolar e na fase de alfabetização, podemos perceber que uma grande parte das crianças que tem dificuldades em adquirir a leitura e a escrita também tem dificuldades com consciência fonológica. Muitas crianças encaminhadas ao consultório não tem um problema de aprendizagem que remeta a um transtorno ou déficit, mas apenas uma falha na estimulação de determinadas habilidades de consciência fonológica. Uma vez realizado o estímulo correto, a criança passa a entender a leitura e dominar a escrita.
A consciência metalinguística é um termo genérico que envolve diferentes tipos de habilidades, tais como: segmentar e manipular a fala em suas diversas unidades (palavras, sílabas, fonemas); separar as palavras de seus referentes (ou seja, estabelecer diferenças entre significados e significantes); perceber semelhanças sonoras entre palavras; julgar a coerência semântica e sintática de enunciados (BARRERA, MALUF, 2003). As pesquisas desenvolvidas sobre o tema da consciência metalinguística vêm demonstrando que as habilidades nela envolvidas estão longe de se comportar como um conjunto homogêneo (YAVAS, 1988).
A consciência fonológica pode ser definida como uma habilidade de manipular a estrutura sonora das palavras desde a substituição de um determinado som até a segmentação deste em unidades menores (ELLIS, 1995). O desenvolvimento da consciência fonológica parece estar atrelado ao próprio desenvolvimento simbólico da criança, no sentido de atentar ao aspecto sonoro das palavras (significante) em detrimento de seu aspecto semântico (significado) (NAVAS, 1997). Capovilla (2003) aponta que a consciência fonológica refere-se tanto à consciência de que a fala pode ser segmentada quanto à habilidade de manipular tais segmentos e que por isso, desenvolver a consciência fonológica se torna um pré-requisito para a aquisição da leitura e da escrita.
Portanto, tanto na idade pré alfabetização, quanto na alfabetização de fato, usar recursos que estimulem a consciência fonológica é extremamente benéfico para a aquisição da leitura e da escrita nas crianças. Nem toda dificuldade que a criança apresenta tende a ser um indicativo ou sintoma de algo não estar indo bem, as vezes a criança ainda não vivenciou aquela aprendizagem que a trouxesse para a reflexão sobre o que está aprendendo.
Um grande abraço.
CAPOVILLA, A.G.S., CAPOVILLA, F.C. Alfabetização: Método Fônico. São Paulo: Memnon, 2007. CAPOVILLA, A. G. S. ;CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: Método fônico. São Paulo, SP: Memnon, 2003.
Comments