Você sabe o que é propriocepção?
- Patrícia Munhoz Psicopedagoga
- 3 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
A propriocepção é a capacidade que o próprio corpo tem de avaliar em que posição se encontra no plano físico a fim de manter o perfeito equilíbrio parado, em movimento ou ao realizar esforços. É a nossa capacidade de se reconhecer nos locais por onde passamos. A propriocepção nos permite fazer uma “varredura” do ambiente e sentir profundidade, distância, movimento. Isso permite que calculemos com rapidez nossas ações parados ou em movimento, passando por obstáculos.
Para que serve a propriocepção
A propriocepção é muito importante para manter o equilíbrio corporal, juntamente com o sistema vestibular que se encontra dento do ouvido e o sistema visual, que também são fundamentais para ficar de pé, sem desequilibrar. Na prática, esse sistema é responsável por sabermos onde estão nossos pés e nossas mãos mesmo de olhos fechados, ou também por sabermos a força que deve ser aplicada ao quebrar um ovo ou abrir/fechar uma porta.
Quando o sistema proprioceptivo não está devidamente estimulado existe um maior risco de quedas e esbarrões, e também dificuldades para desenvolver a motricidade grossa e fina. A propriocepção bem desenvolvida é uma das habilidades que colaboram para a aprendizagem de um modo geral.
Podemos notar alterações no processamento das informações desse sistema desde muito cedo. Algumas características que podem ser observadas nas crianças:
· Agita mãos ou pés constantemente
· Não consegue manter a postura
· Demonstra falta de destreza
· Quebra seus brinquedos sem intenção, mas com facilidade
· Esbarra muito nos móveis
· Bate a cabeça propositalmente
· Dentre outros.
Realizar exercícios psicomotores que desenvolvam a lateralidade, organização espacial e temporal são ótimos para estimular a propriocepção na criança.
Atividades que estimulam a propriocepção em pré-escolares
· Tampe canetinhas com as cores trocadas e peça para a criança recolocá-las nas cores respectivas (para trabalhar a força em tampar e destampar)
· Faça alguns exercícios de yoga ou alongamentos para crianças (não precisa ser profissional, bastam alguns movimentos simples como forma de brincadeira)
· Brinque na gangorra (movimento de empurrar e puxar)
· Peça ajuda na hora de fazer um bolo, solicitando que ela quebre os ovos, misture delicadamente os ingredientes…
· Brinque de subir em árvores, escalar brinquedos em um parquinho.
· Brinque de dar nome aos dedos dos pés e das mãos (Mindinho, seu vizinho…), pressionando-os levemente enquanto fala.
Via Tua Saúde e Blog clubematerno.net

Comments